Translate

O FIM DAS ATIVIDADES DO BAIXAKI1001



26/07/2011

Mozilla Firefox 7.0 (Aurora) Beta 7.0 a2

Mozilla Firefox 7.0 (Aurora) Beta 7 A Mozilla acaba de anunciar o Beta da sétima geração do Firefox, versão também chamada de Aurora.

Ao que parece, a Fundação Mozilla está empenhada em cumprir os prazos de lançamentos estipulados para as novas versões do Firefox. Após pouco tempo de liberação da versão Aurora, a mais recente novidade da empresa, foi o anúncio do Firefox 7 Beta, ou seja, um passo para o lançamento oficial da sexta geração do browser.

O Baixaki não perdeu tempo e oferece aos seus leitores a oportunidade de experimentar o que a Mozilla está preparando para o seu navegador. Confira o que a versão de teste do Firefox 7 tem para que sua experiência de navegação seja aprimorada.

As versões de testes do Firefox são conhecidas como "Aurora". Porém como elas funcionam como um Beta do mesmo navegador, por isso você precisa estar com o Firefox fechado para executar essa versão.

Lembre-se: o Aurora contempla uma versão de teste e ainda em desenvolvimento (instável), portanto, não é indicado trocá-la pelo navegador estável que você utiliza!

Nova versão do Aurora

Como atualizar a versão de teste

Ao pressionar o botão “Clique para Baixar”, você baixará o arquivo de instalação da versão mais recente do Aurora. Posteriormente, caso você deseje mantê-la sempre atualizada, é possível utilizar o recurso disponível no próprio navegador.

Clique no botão Aurora, posicione o mouse sobre a opção “Help” e selecione o item “About Aurora”. Confira o procedimento na figura abaixo. Em seguida, na janela de informações do browser exibida, clique no link “Change”.

Siga as instruções.

Ao realizar essa ação, deve aparecer uma opção de listagem, contendo a inscrição “Aurora”. Clique na flecha inferior, selecione a alternativa “Beta” e pressione o botão “Apply and Update”.

Interface conhecida

O visual do Mozilla Firefox 7 Beta não é uma surpresa para ninguém. Se você já experimentou a versão 4 ou 5 do browser, não terá problemas em se adaptar à interface limpa e minimalista. Por padrão, o navegador exibe apenas as funções básicas para a navegação, o que amplia o espaço de visualização do internauta.

Os menus que apresentam as ferramentas e configurações do Firefox continuam nas mesmas posições da versão anterior. Esse fato é positivo, pois, assim, os usuários não ficam perdidos entre botões que desconhecem.

Nova versão

O botão de menu

O botão principal do browser permanece localizado no canto superior esquerdo da janela. Por meio desse menu, você tem acesso a todas as funcionalidades do Firefox 7 Beta, como o histórico de navegação, os sites marcados como favoritos, o gerenciador de downloads e os complementos instalados.

Botão do Aurora

Nessa mesma seção, o usuário pode explorar as configurações do navegador e adaptá-lo às suas necessidades e exigências. Dessa forma, o botão “Firefox” funciona como o botão Iniciar do Windows.

Sincronia perfeita

Atualmente, é comum usarmos mais de um computador em nosso dia a dia. Para facilitar a vida dos usuários, os navegadores começaram a oferecer ferramentas de sincronização de algumas configurações e informações – evitando a utilização de complementos.

Já presente na quarta geração do navegador, o Firefox 7 Beta mantém o mecanismo chamado Sync. Informando um endereço de email e uma senha, o internauta consegue acessar os dados e as preferências salvas no navegador de qualquer PC.

Para configurar essa ferramenta, clique em “Firefox” e selecione a opção “Set up Sync”.

Ferramenta de sincronização do navegador.

Visão panorâmica

Um dos recursos inovadores que o Firefox 4 apresentou aos usuários foi o modo Panorama de visualização das abas abertas. Esse mecanismo permite que o internauta veja as abas em um ambiente mais amplo e interativo.

Por meio dessa ferramenta, é possível criar grupos de abas e organizá-las de acordo com a sua necessidade, tornando a navegação ainda mais prática e eficiente. A função pode ser acessada pelo botão “Group your tabs”, disposto no canto superior direito da janela, ou pressionando a combinação de teclas Ctrl + Shift + E.

Visão panorâmica

Melhor aproveitamento da memória

O Aurora procurou otimizar o aproveitamento dos recursos ocupados pelo navegador. Para a maioria dos casos, é possível perceber uma redução de até 30% na fatia de memória ocupada durante a execução do browser. Dessa maneira, é possível evitar travamentos do programa, que poderiam levar até mesmo a um congelamento do sistema operacional.

Isso ocorre porque o JavaScript encarregado de limpar a memória, é executado com maior frequência durante o tempo ocioso do Aurora.

Desempenho inicial

Em sua estrutura, a princípio, o Firefox 7 Beta não trouxe grandes evoluções. O navegador manteve o suporte completo para HTML5 e CSS3, além das poderosas tecnologias WebM, WebGL e SVG. Esse conglomerado de recursos oferece maior compatibilidade do browser com conteúdos 3D, imagens dinâmicas e gerenciamento de memória – permitindo a criação de páginas mais interativas e atraentes.

Umas das maiores preocupações dessa versão foi com relação à velocidade de carregamento das páginas. Embora ainda possa ser um pouco cedo para julgar como será a versão final, quando você carregar conteúdo nas abas do navegador, certamente vai conseguir verificar a diferença de tempo entre a versão estável e a de testes.

Em relação ao consumo de memória, o Firefox 7 Beta apresentou aumento de exigências da máquina, voltando a ultrapassar os 200 MB – fato que deixou de acontecer na versão 4,conforme descrito na análise desse modelo.

Consumo além do esperado.

Por sua vez, no teste Acid3 (usado para colocar a eficácia dos navegadores à prova), o Firefox 5 Beta manteve o desempenho do seu antecessor, marcando 97/100 pontos. Apesar desse alto valor, o browser ainda permanece atrás de alguns concorrentes, como o Opera e o Chrome, que já atingiram os 100 pontos completos!

Recursos internos

Dentre as principais mudanças nos recursos de desenvolvimento, houve alteração no sistema de renderização de fontes, para que elas sejam exibidas de maneira mais limpa e elegante (de forma a evitar sombras ou “borrões”). Há também um recurso para medir as características de desempenho de um site e experiência do usuário com a performance da página.

Com relação ao Azure Direct2D for canvas, houve uma melhoria no quesito velocidade para as animações baseadas no Canvas. Além disso, foram implementadas modificações na forma de exibição do texto que “ultrapassam” a área de limite do CSS3, de maneira a deixá-lo mais elegante.

  • Em Português
  • Gratuito
  • 14,00 MB
  • Para Windows XP/Vista/7
  • Atualizado em 11/7/2011
  • Mozilla

 

baixa100

0 comentários:

Postar um comentário

p

p

  •